Confraternização realizada na chácara do Piroli, no dia 13/12/2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Escola 8 de Maio recebe prêmio do SESI
A Escola Estadual 8 de Maio recebeu, em Campo Grande, o prêmio Construindo a Nação, realizado pelo SESI, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A escola ficou na segunda colocação com o projeto Construindo Valores na Escola e na Sociedade.
O objetivo do projeto, que compreendeu diversas atividades durante o ano letivo de 2010, foi o resgate de valores éticos, morais e de cidadania entre alunos e comunidade escolar em geral.
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Clube Lar do Trabalhador, em Campo Grande, e as escolas receberam troféus nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. No total, oito escolas da Capital e do interior tiveram seus projetos reconhecidos com práticas que interferem positivamente na comunidade.
A premiação contou com a presença da diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva, dos professores Maria Neuza e Cristiano, além de alguns alunos participantes do projeto.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Alunos do 3º A matutino fazem festa de formatura
A mesa de honra, que dirigiu os trabalhos, foi composta pela diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva, a professora Rosemara Gatti Palla, coordenadora dos formandos, a Supervisora de Gestão Escolar, Giovana Bufon Arce, a Secretária Municipal de Educação, Julice Ravagnani, o professor César Augusto Rozão e Luzia Clenira Serráglio, representando os pais dos formandos.
A cerimônia for marcada por homenagens a Deus, aos pais, aos colegas, aos professores, à professora coordenadora da turma, além do discurso de formatura, feito pela formanda Danny Helen, que relembrou vários momentos vividos pelos alunos durante o ano, provocando risos e também muita emoção.
Após a solenidade de formatura, com entrega de certificados e homenagens, os formandos ofereceram a familiares e amigos um delicioso jantar, seguido de um grandioso baile com o grupo KG3.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Projeto de leitura leva autor à escola 8 de Maio
Estudantes do 9º ano da Escola 8 de Maio vivenciaram uma experiência ímpar em sua jornada estudantil. Eles tiveram a oportunidade de conversar com o autor Denis Cruz, realizando e também respondendo perguntas.
Veja mais fotos do projeto clicando AQUI.
O evento foi possível graças ao Projeto de Leitura O Autor na Escola, desenvolvido pela professora Rosângela Teixeira com o 9º C vespertino. Alunos do 9º A e B matutino, da professora Regiane, também participaram da leitura e do evento com o autor.
Através do projeto, que envolveu também a Sala de Tecnologia Educacional da escola, os alunos leram a obra Esquadrão 7, disponível para download gratuito no site do autor (www.deniscruz.com.br). Orientados pela professora durante a etapa de leitura, eles discutiram o tema – o livro Esquadrão 7 conta a história de quatro jovens com características muito especiais que, juntos, vão enfrentar o preconceito de colegas de escola, competindo num campeonato de carros de rolimã – e elaboraram perguntas para o encontro com o autor.
O tão esperado encontro aconteceu nesta sexta-feira (26/11). Num bate papo bem descontraído, Denis falou sobre a obra e respondeu a diversas perguntas dos alunos, especialmente sobre preconceito e bullying, temas abordados no livro.
Segundo a professora Rosangela, “o objetivo do projeto é o de formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura como forma de conhecimento e aprendizagem. A presença do autor foi um ingrediente a mais e ajudará na formação leitores assíduos”, espera a professora. A diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva também participou do encontro com o autor.
Além do Esquadrão 7, Denis Cruz tem outras obras publicadas, sendo a mais conhecida Além da magia – a história do garoto que queria ser bruxo. Seus mais novos lançamentos são O dia em que a água acabou e Alex e os índios terenas.
Veja mais fotos do projeto clicando AQUI.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
8 de Maio brilha na IV Mostra Cultural do MS
Pelo segundo ano consecutivo a Escola 8 de Maio brilhou na Mostra Cultural das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Em sua quarta edição, a Mostra teve como tema “Sou latino-americano”, e contou com apresentações de dança, exposição de fotos, pinturas e instalações. Ao todo, 128 escolas participaram do evento. Os alunos fizeram apresentações que empolgaram a plateia de quase mil pessoas que lotou o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, para assistir as apresentações.
A E.E. 8 de Maio levou para a Mostra a dança da lambada, com uma nova roupagem que levou os presentes ao delírio. Além do ritmo latino, a dança misturou passos de Free Step, dando um toque de modernidade ao ritmo. Outra participação da escola foi a exposição de um quadro em óleo, pintado pelos alunos do 3º ano matutino, Emily e Jonathan. Na Mostra do ano passado, um quadro de Emily foi selecionado para estampar os kits escolares distribuídos pelo Governo do Estado.
Outra atração da Mostra foi uma instalação, realizada pela professora Gescleia Rodrigues Bueno. Apenas três escolas do Estado foram convidadas para a instalação. Inspirada no mês da Consciência Negra, a professora montou a instalação intitulada “A Escravidão na Colonização das Américas”, que representou o Brasil do período colonial, com o trabalho escravo e o comércio do café. Segundo a professora, foi muito importante o apoio da empresa Café Iguaporã, de Sete Quedas, através de seu representante, Paulo Sérgio, que cedeu o produto e uma máquina que foram utilizados na instalação. Assim como a dança, a instalação foi destaque no site da Secretaria de Educação.
“É um orgulho para nossa escola ter seu trabalho reconhecido no Estado”, destacou a diretora Maria Inês Guilherme da Silva, que acompanhou os alunos à capital, juntamente com os professores Gescleia, Jaqueciane, Cesar e Cristiano.
Veja mais fotos clicando AQUI
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Escola 8 de Maio participará da IV Mostra Cultural
Com o tema “Sou latino-americano”, os alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul produziram, durante o ano de 2010, quadros, fotografias e coreografias de dança em diferentes técnicas e estilos.
Os trabalhos serão apresentados na IV Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), no dia 4 de novembro, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A Mostra Cultural das Escolas Estaduais é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SED) e tem a finalidade de apresentar à comunidade os trabalhos artísticos produzidos por alunos da rede estadual de ensino, nas modalidades pintura em tela, escultura e dança.
A atividade visa incentivar nos alunos a criatividade e a habilidade artística, unindo a produção artística pessoal e os conhecimentos técnicos dos processos de criação.
Trabalhos de alunos realizados nas mostras anteriores se tornaram capa de alguns materiais do Kit Escolar, feito pelo Governo do Estado para os alunos da rede estadual de ensino, como é o caso da tela pintada pela aluna Emilly Ransolin, hoje cursando o 3º ano do ensino médio, que estampou os cadernos de Educação Artística.
Nesse ano, a escola 8 de Maio participará da mostra com a dança da lambada, fotografia e tela.A professora Gescleia, de Artes, também foi uma das três convidadas do Estado que estarão montando uma Instalação durante o evento.
Tela pintada pelos alunos Emilly e Jonathan, do 3º A Matutino
Foto da aluna Keillyd, do 9º A matutino
Grupo Evolução, que representará a escola na dança
Tela da aluna Emilly, vencedora da III Mostra cultural
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Projeto interdisciplinar da EE 8 de Maio envolve professores e alunos no combate ao bullying
A EE 8 de Maio, realizou na tarde de quarta-feira um projeto de combate às práticas de bullying. O objetivo foi envolver alunos, professores e a comunidade escolar no resgate à cidadania e aos direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar. A apresentação do projeto aconteceu nesta tarde e foi marcado pelo entusiasmo dos alunos em torno deste tema relevante.
O projeto intitulado “Não ao Bullying”, foi submetido à coordenação da professora Maria Neuza de Gois Ledesma em conjunto com os professores Joanir Soares da Silva e Dalva Buciolli. A realização das atividades pedagógicas aconteceu com os alunos do 4º. ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º Anos do Ensino Médio, do período vespertino, durante o ano letivo de 2010.Entre outras atividades, se destacaram, a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultural, orientação sexual, entre outros, com reflexões e debates acalorados, até as trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying além da montagem de mural para expôr as pesquisas e descobertas, sensibilizando toda a comunidade escolar em relação aos temas estudados. A ideia de abordar as práticas de bullying num projeto interdisciplinar partiu dos professores das disciplinas de geografia, língua portuguesa e história, que em suas práticas pedagógicas, notaram a necessidade e a urgência de um trabalho como esse, tendo em vista as diferentes agressões (moral, física, verbal etc), vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços.
“Os resultados foram excelentes”, afirma a professora Maria Neuza, da disciplina de geografia e coordenadora do projeto. “Notamos uma ressignificação nas relações humanas, no convívio escolar e social”, explica.
sábado, 16 de outubro de 2010
Crianças comemoraram seu dia na escola
As comemorações do Dia da Criança agitaram os “pequeninos” da Escola 8 de Maio. A criançada se divertiu pra valer com brincadeiras, cama elástica, torta na cara, além de outras diversões. E em festa de criança o que não pode faltar são as esperadas guloseimas. Bolo, algodão doce, picolés, refrigerantes, enfim, tudo para alegrar o dia da garotada. A festa contou com a colaboração dos professores da escola e também de alunos do ensino médio matutino, que colaborarm na organização.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
8 de Maio é campeã geral do IV JOERE
A Escola 8 de Maio mais uma vez se destacou no cenário estadual ao se consagrar campeã geral dos IV JOERE’s (Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino). A competição foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro em Iguatemi e contou com a participação das escolas 8 de Maio, Paulo Freire e Marcílio Augusto Pinto, além de escolas dos municípios de Tacuru e Sete Quedas.
As partidas foram realizadas nas escolas 8 de Maio e Marcílio Augusto Pinto, além do ginásio de esportes, palco também da abertura e do encerramento.
O JOERE é realizado pelo Governo do Estado e tem como objetivo resgatar a prática do esporte nas escolas estaduais e integrar os alunos por meio das competições. Os jogos são divididos em duas categorias, nas faixas-etárias entre 11 e 14 anos (Jomire) e 15 e 17 anos (Joere), totalizando 280 escolas, 56 municípios e cerca de 12 mil alunos.
Para ser campeã geral da competição a escola 8 de Maio ficou em 1º lugar no vôlei masculino, futsal feminino, tênis de mesa, além de outras competições em que foi vice-campeã ou 3º lugar. A diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva e a diretora adjunta, Marilsa Martins Brasil, parabenizaram a todos os atletas pela brilhante participação nos jogos.
As partidas foram realizadas nas escolas 8 de Maio e Marcílio Augusto Pinto, além do ginásio de esportes, palco também da abertura e do encerramento.
O JOERE é realizado pelo Governo do Estado e tem como objetivo resgatar a prática do esporte nas escolas estaduais e integrar os alunos por meio das competições. Os jogos são divididos em duas categorias, nas faixas-etárias entre 11 e 14 anos (Jomire) e 15 e 17 anos (Joere), totalizando 280 escolas, 56 municípios e cerca de 12 mil alunos.
Para ser campeã geral da competição a escola 8 de Maio ficou em 1º lugar no vôlei masculino, futsal feminino, tênis de mesa, além de outras competições em que foi vice-campeã ou 3º lugar. A diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva e a diretora adjunta, Marilsa Martins Brasil, parabenizaram a todos os atletas pela brilhante participação nos jogos.
Confira os resultados
Vôlei Masculino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: Cleto de Moraes
Vôlei Feminino
1º lugar: 4 de Abril
2º lugar: 8 de Maio
3º lugar: Paulo Freire
Futsal Feminino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: Paulo Freire
3º lugar: 4 de Abril
Futsal Masculino
1º lugar: Cleto de Moraes
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: 13 de Maio
Resultados da EE 8 de Maio nos jogos individuais
Xadrez masculino
1º lugar: Jhonathan – 3º A
Xadrez feminino
1º lugar: Denny Dorotheia – 2º C
2º lugar: Eliane – 1º C
Damas masculino
2º lugar: Luís Felipe - 1º A
Damas feminino
2º lugar: Yolanda – 1º A
Tênis de mesa feminino
1º lugar: Natalia – 1º A
2º lugar: Analice – 2º A
Tênis de mesa masculino:3º lugar: Luís Guilherme – 9º B
Vôlei Masculino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: Cleto de Moraes
Vôlei Feminino
1º lugar: 4 de Abril
2º lugar: 8 de Maio
3º lugar: Paulo Freire
Futsal Feminino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: Paulo Freire
3º lugar: 4 de Abril
Futsal Masculino
1º lugar: Cleto de Moraes
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: 13 de Maio
Resultados da EE 8 de Maio nos jogos individuais
Xadrez masculino
1º lugar: Jhonathan – 3º A
Xadrez feminino
1º lugar: Denny Dorotheia – 2º C
2º lugar: Eliane – 1º C
Damas masculino
2º lugar: Luís Felipe - 1º A
Damas feminino
2º lugar: Yolanda – 1º A
Tênis de mesa feminino
1º lugar: Natalia – 1º A
2º lugar: Analice – 2º A
Tênis de mesa masculino:3º lugar: Luís Guilherme – 9º B




quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Equipe da EE 8 de Maio avança na Olimpíada de História

A equipe Boris Fausto, da EE 8 de Maio, é formada pelos alunos do 3º Ano A Alexandre Ortelha Lopes Dias, João Paulo Ninelo e Jonathan Marcos Nogueira de Medeiros. A equipe é orientada pela professora Orlandia S. Perini. Eles concorreram com mais de 65 mil estudantes e estão entre os 12.396 que atingiram a 5ª fase da competição. Após o encerramento da etapa online, eles agora estão na torcida pelo resultado final para saberem se participarão da última etapa, que será presencial.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Globo define seletiva para o Soletrando 2011

sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Projeto apresentado nesta sexta, mobilizou séries iniciais do Ensino Fundamental

Projeto: Conheça nossa moeda, o REAL
Nesta sexta-feira à tarde, foi apresentado um projeto nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, dirigido pela Professora Dalva Bucioli, que mobilizou todas as turmas das séries iniciais para conhecerem o valor real da moeda brasileira.
O objetivo do projeto, segunda a professora Dalva, é o de ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, bem como incentivar o cálculo mental, o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo dinheiro, o aperfeiçoamento da escrita, desenvolvimento da expressão oral e ainda trabalhar o gênero textual propaganda de que dispõe o Referencial Curricular para Ensino Fundamental.
O projeto contou ainda com o apoio logístico das coordenadoras do “Projeto Além das Palavras” , professoras Elenice Pereira e Rosângela Socovoski .
A satisfação da professora Dalva, ficou por conta da surpreendente expressividade e organização por parte dos alunos sem contar o engajamento e participação deles durante o andamento do projeto.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Audiência Pública sobre eleições reuniu escolas em Iguatemi
EE 8 de Maio concorre ao 6º Prêmio de Redação: Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso de redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos - é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Assim, a EE8 de Maio, divulgou entre seus alunos e professores, o concurso onde algumas turmas se sentiram incentivadas em participar. Após a seleção de um a delas, a Sala de Tecnologias encaminhou eletronicamente o texto para Brasília, com o objetivo de participar e atingir a faixa de premiação de que dispõe o regulamento do concurso. O texto que representa nossa escola neste concurso, foi redigido no gênero Artigo de Opinião, pelo aluno Delfino G M Peixoto.
Leia na íntegra o texto.
http://thunderms1.blogspot.com/
EE 8 de Maio envia Textos para o Concurso Nacional de Redações da CGU

Leia na íntegra, alguns desses textos, clicando no título desta matéria.http://thunderms1.blogspot.com/2010/09/redacoes-da-cgu-20010-das-escolas-8-de.html
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Para ensinar a importância do voto, a EE 8 de Maio simula eleições com urnas sob orientação do T R E
O alvo da atividade foi os alunos do ensino médio - muitos deles eleitores, de fato.
Além das explicações sobre sistemas democráticos, os estudantes receberam orientação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre as funções de cada cargo eletivo. "Às vezes, um vereador promete asfaltar uma rodovia quando isso pode ser uma tarefa estadual ou federal [das quais o vereador não faz parte]", exemplo de promessas que não se pode cumprir, afirma o funcionário do TRE.
Como os "candidatos" para uma simulação de eleição eram muito infantis, eles deixaram os alunos menores, de 1º ao 9º ano como eleitores. Aos alunos do ensino médio coube passar nas salas, colar cartazes em murais como parte do Projeto Construindo Valores na Escola e na Sociedade, para explicar o que seriam as eleições. Nesta quarta, os alunos mais velhos também organizaram as filas, fizeram o papel de mesários e orientaram sobre o uso das urnas.
Além das explicações sobre sistemas democráticos, os estudantes receberam orientação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre as funções de cada cargo eletivo. "Às vezes, um vereador promete asfaltar uma rodovia quando isso pode ser uma tarefa estadual ou federal [das quais o vereador não faz parte]", exemplo de promessas que não se pode cumprir, afirma o funcionário do TRE.
Como os "candidatos" para uma simulação de eleição eram muito infantis, eles deixaram os alunos menores, de 1º ao 9º ano como eleitores. Aos alunos do ensino médio coube passar nas salas, colar cartazes em murais como parte do Projeto Construindo Valores na Escola e na Sociedade, para explicar o que seriam as eleições. Nesta quarta, os alunos mais velhos também organizaram as filas, fizeram o papel de mesários e orientaram sobre o uso das urnas.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Gincana marca Dia dos Pais na Escola 8 de Maio
Apesar do forte frio, que “espantou” muitos pais, diversos corajosos compareceram para prestigiar o evento, que contou com apresentações dos alunos do 1º a 5º ano, do período vespertino. A abertura foi realizada pelo grupo de dança Expressão de Louvor.
Diversas provas foram realizadas, dentre elas a de vôlei com toalha, que rendeu boas risadas e muita diversão. Após a realização das provas, os pais presentes participaram do sorteio de diversos brindes e de um jantar, oferecido pela escola.
Pais e filhos participaram de uma animada gincana
Confira mais fotos no slide abaixo
Assinar:
Postagens (Atom)