quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Para ensinar a importância do voto, a EE 8 de Maio simula eleições com urnas sob orientação do T R E

As eleições mudaram a rotina dos alunos do EE 8 de Maio nesta quarta-feira dia 15. Para ensinar a importância do voto, a escola juntamente com o TRE, promoveu a simulação de um pleito.
O alvo da atividade foi os alunos do ensino médio - muitos deles eleitores, de fato.
Além das explicações sobre sistemas democráticos, os estudantes receberam orientação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre as funções de cada cargo eletivo. "Às vezes, um vereador promete asfaltar uma rodovia quando isso pode ser uma tarefa estadual ou federal [das quais o vereador não faz parte]", exemplo de promessas que não se pode cumprir, afirma o funcionário do TRE.
Como os "candidatos" para uma simulação de eleição eram muito infantis, eles deixaram os alunos menores, de 1º ao 9º ano como eleitores. Aos alunos do ensino médio coube passar nas salas, colar cartazes em murais como parte do Projeto Construindo Valores na Escola e na Sociedade, para explicar o que seriam as eleições. Nesta quarta, os alunos mais velhos também organizaram as filas, fizeram o papel de mesários e orientaram sobre o uso das urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário