sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje foi dia de “parodiar na escola”

O período matutino da Escola 8 de Maio viveu, hoje pela manhã (27/05), um dia especial: o dia de “parodiar na escola”. Estudantes do ensino fundamental e ensino médio assistiram às gravações das paródias produzidas pelos alunos do 2º A. Em seguida, através do blog, votaram nas suas favoritas. Entre risos e aplausos, muitos comentaram o teor das composições, até com críticas construtivas, o que é muito importante no processo ensino-aprendizagem.
Quatro paródias foram apresentadas, cada uma com tema e estilo diferentes. A primeira exibida foi a paródia da música Amar não é pecado (Luan Santana), e tratou de um assunto sério: as drogas.
Na sequência, os estudantes assistiram ao vídeo da paródia Moro em IGT, que parodiou Ser o parecer (RBD), falando sobre Iguatemi. A música funcionou como um tom de crítica a alguns aspectos da cidade, mas, com muito bom humor, mostrou também o lado legal de se viver numa cidade “pacata”.
A terceira apresentação também abordou um tema sério: o Bullying. Isso foi feito através da paródia da música Nova Iorque (Victor e Leo) e mostrou a preocupação com esse assunto, que tem dominado a mídia recentemente.
A última apresentação falou sobre Educação. A paródia da música Tô passando mal (Fernando e Sorocaba) abordou o ensino na escola 8 de Maio, também com muito bom humor. Até o kit escolar do governo esteve presente na composição da paródia.
A enquete, que foi disponibilizada no blog apenas durante as apresentações, recebeu 257 votos, com o seguinte resultado: O Bullying: 12,45% (32 votos); Moro em IGT: 20,23% (52 votos); Droga é pecado: 31,91% (82 votos); e a favorita foi Quem falou que a Educação vai mal?: 35,41% (91 votos).
O projeto Parodiando na Escola foi desenvolvido pelo professor Claudinei de Oliveira, que contou com a colaboração do professor da STE matutino, Cesar Rozão, além da colaboração da Direção, Coordenação Pedagógica e dos demais professores, que acompanharam os alunos durante as apresentações e votação. Essa etapa funcionou como um “projeto-piloto” para a realização de um concurso estudantil de paródias, a ser realizado no segundo semestre, como atividade pedagógica da Sala de Tecnologia Educacional. (Texto: STE 8 de Maio)

Assista aos vídeos das paródias clicando AQUI.

4 comentários:

  1. Parabéns pelas belas parodias e também pela que ganhou.
    Mas eu esperava q a do bulling tivesse uma melhor voação.
    mas valeu.
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Valeu 8 de Maio, foi uma experiencia incrivel estar participando do II projeto cientifico e cultural, melhor ainda foi ter ganhado. 1o "C" campeao!!!! De Frente Com A Realidade!!!!! UUUUUUHHHHUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. é ganharam por pouco mais parabéns primeirinho ;D

    ResponderExcluir
  4. Ok Escola 8 de Maio, parabéns pelo projeto, acredito que é assim que fazemos educaçao nos dias atuais, com a participação ativa dos alunos, mas adorei sobre a paródia " quem disse que a educação vai mal" valeu continue assim
    Mauricio Candido

    Núcleo de Tecnologia Educacional de Navirai
    Rua Riachuelo 69, Navirai - MS
    Fone: 0800 647 5560/ 3461 9969
    e-mail: nte.navirai@hotmail.com
    Blog: http://nte-navirai.blogspot.com

    ResponderExcluir