quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto interdisciplinar da EE 8 de Maio envolve professores e alunos no combate ao bullying

A EE 8 de Maio, realizou na tarde de quarta-feira um projeto de combate às práticas de bullying. O objetivo foi envolver alunos, professores e a comunidade escolar no resgate à cidadania e aos direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar. A apresentação do projeto aconteceu nesta tarde e foi marcado pelo entusiasmo dos alunos em torno deste tema relevante.

O projeto intitulado “Não ao Bullying”, foi submetido à coordenação da professora Maria Neuza de Gois Ledesma em conjunto com os professores Joanir Soares da Silva e Dalva Buciolli. A realização das atividades pedagógicas aconteceu com os alunos do 4º. ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º Anos do Ensino Médio, do período vespertino, durante o ano letivo de 2010.Entre outras atividades, se destacaram, a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultural, orientação sexual, entre outros, com reflexões e debates acalorados, até as trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying além da montagem de mural para expôr as pesquisas e descobertas, sensibilizando toda a comunidade escolar em relação aos temas estudados. A ideia de abordar as práticas de bullying num projeto interdisciplinar partiu dos professores das disciplinas de geografia, língua portuguesa e história, que em suas práticas pedagógicas, notaram a necessidade e a urgência de um trabalho como esse, tendo em vista as diferentes agressões (moral, física, verbal etc), vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços.

“Os resultados foram excelentes”, afirma a professora Maria Neuza, da disciplina de geografia e coordenadora do projeto. “Notamos uma ressignificação nas relações humanas,  no convívio escolar e social”, explica.


Um comentário:

  1. MUITO BOM ESSE TRABALHO, GOSTARIA DE FAZÊ-LO EM MINHA ESCOLA, POIS ESTOU TENDO PROBLEMA EM MINHA SALA DE AULA, COMO FAÇO PRECISO DE MAIS DETALHES OBRIGADA. LUCIANA MALAFATI,GUARUJA,SP. LUCIANA_MALAFATI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir