sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acordo Ortográfico é Tema de Seminário no Ensino Médio da EE 8 de Maio

Os alunos do 1º Ano EM vespertino, realizaram nesta semana, um seminário sob a coordenação do professor Joanir Soares da Silva, a respeito das mudanças ortográficas ocorridas após o acordo firmado entre os países de língua portuguesa em 1990 e que entrará em vigor no Brasil a partir de fevereiro de 2012.
Debater sobre o novo acordo ortográfico implicou saber que em termos históricos já se fizeram várias tentativas de unificação da ortografia da língua portuguesa, sendo que a primeira data de 1911, que culminou em Portugal na primeira grande reforma. Depois existiram várias tentativas, sendo a mais importante a de 1990 que é a que está por trás de todo a discussão levantada atualmente neste seminário.
Durante o fórum houve muitos argumentos favoráveis ao acordo, como a simplicidade de ensino e aprendizagem além da unificação de todos os países de língua oficial portuguesa, por outro lado há quem pense diferente e levantou argumentos como desrespeito pela etimologia das palavras e a não correspondência da escrita à oralidade.
Dessa forma, este método pedagógico  atingiu o seu objetivo, que foi o de levantar discussões a respeito da polêmica do acordo além de desenvolver a oralidade e entendimento das mudanças ocorridas.
(Texto: STE)
Clique aqui para ver as fotos



Nenhum comentário:

Postar um comentário