quarta-feira, 29 de setembro de 2010

8 de Maio é campeã geral do IV JOERE

A Escola 8 de Maio mais uma vez se destacou no cenário estadual ao se consagrar campeã geral dos IV JOERE’s (Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino). A competição foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro em Iguatemi e contou com a participação das escolas 8 de Maio, Paulo Freire e Marcílio Augusto Pinto, além de escolas dos municípios de Tacuru e Sete Quedas.
As partidas foram realizadas nas escolas 8 de Maio e Marcílio Augusto Pinto, além do ginásio de esportes, palco também da abertura e do encerramento.
O JOERE é realizado pelo Governo do Estado e tem como objetivo resgatar a prática do esporte nas escolas estaduais e integrar os alunos por meio das competições. Os jogos são divididos em duas categorias, nas faixas-etárias entre 11 e 14 anos (Jomire) e 15 e 17 anos (Joere), totalizando 280 escolas, 56 municípios e cerca de 12 mil alunos.
Para ser campeã geral da competição a escola 8 de Maio ficou em 1º lugar no vôlei masculino, futsal feminino, tênis de mesa, além de outras competições em que foi vice-campeã ou 3º lugar. A diretora da escola, Maria Inês Guilherme da Silva e a diretora adjunta, Marilsa Martins Brasil, parabenizaram a todos os atletas pela brilhante participação nos jogos.
Confira os resultados
Vôlei Masculino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: Cleto de Moraes

Vôlei Feminino
1º lugar: 4 de Abril
2º lugar: 8 de Maio
3º lugar: Paulo Freire

Futsal Feminino
1º lugar: 8 de Maio
2º lugar: Paulo Freire
3º lugar: 4 de Abril

Futsal Masculino
1º lugar: Cleto de Moraes
2º lugar: 4 de Abril
3º lugar: 13 de Maio

Resultados da EE 8 de Maio nos jogos individuais

Xadrez masculino
1º lugar: Jhonathan – 3º A

Xadrez feminino
1º lugar: Denny Dorotheia – 2º C
2º lugar: Eliane – 1º C

Damas masculino
2º lugar: Luís Felipe - 1º A

Damas feminino
2º lugar: Yolanda – 1º A

Tênis de mesa feminino
1º lugar: Natalia – 1º A
2º lugar: Analice – 2º A

Tênis de mesa masculino:3º lugar: Luís Guilherme – 9º B

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equipe da EE 8 de Maio avança na Olimpíada de História

A equipe “Boris Fausto”, da Escola 8 de Maio, está tendo uma boa participação na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição é realizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas. A 2ª Olimpíada traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais. Até agora foram cinco fases online e resta a fase final, com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história. A fase final ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em data ainda a ser definida.
A equipe Boris Fausto, da EE 8 de Maio, é formada pelos alunos do 3º Ano A Alexandre Ortelha Lopes Dias, João Paulo Ninelo e Jonathan Marcos Nogueira de Medeiros. A equipe é orientada pela professora Orlandia S. Perini. Eles concorreram com mais de 65 mil estudantes e estão entre os 12.396 que atingiram a 5ª fase da competição. Após o encerramento da etapa online, eles agora estão na torcida pelo resultado final para saberem se participarão da última etapa, que será presencial.

Diretora Inês, João Paulo, Alexandre, Jonathan e professora Orlandia

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Globo define seletiva para o Soletrando 2011

A produção do Caldeirão do Huck, da TV Globo, confirmou esta semana os alunos representantes das escolas que participarão da seletiva estadual para o Soletrando 2011. A lista, com os 28 nomes, já está disponível no site do programa. De Iguatemi, apenas a escola 8 de Maio participará com dois representantes. A seletiva estadual será realizada em Campo Grande entre os dias 25 e 29 de outubro.A etapa que definiu os representantes da escola foi realizada no dia 9 de julho, com a participação de nove alunos do 7º e 8º anos dos períodos matutino e vespertino. Na seletiva foi definida a participação da aluna Gabrielly Maria Oliveira dos Santos, do 7º C Vespertino, que se classificou em primeiro lugar. Após a seletiva, a produção do Caldeirão do Huck convidou também a segunda colocada da escola, que foi a aluna Sabrina Badziak Morais, também do 7º C vespertino. Ao todo, 24 escolas do Estado participarão, sendo quatro delas com dois representantes.

No detalhe, as duas representantes da EE 8 de Maio no Soletrando 2011


Lista com os alunos representantes de MS no site do Caldeirão Huck

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto apresentado nesta sexta, mobilizou séries iniciais do Ensino Fundamental



Projeto: Conheça nossa moeda, o REAL

Nesta sexta-feira à tarde, foi apresentado um projeto nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, dirigido pela Professora Dalva Bucioli, que mobilizou todas as turmas das séries iniciais para conhecerem o valor real da moeda brasileira.
O objetivo do projeto, segunda a professora Dalva, é o de ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, bem como incentivar o cálculo mental, o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo dinheiro, o aperfeiçoamento da escrita, desenvolvimento da expressão oral e ainda trabalhar o gênero textual propaganda de que dispõe o Referencial Curricular para Ensino Fundamental.
O projeto contou ainda com o apoio logístico das coordenadoras do “Projeto Além das Palavras” , professoras Elenice Pereira e Rosângela Socovoski .
A satisfação da professora Dalva, ficou por conta da surpreendente expressividade e organização por parte dos alunos sem contar o engajamento e participação deles durante o andamento do projeto.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Audiência Pública sobre eleições reuniu escolas em Iguatemi

Foi realizada ontem, 15/09, na escola 8 de Maio, uma Audiência Pública sobre as eleições 2010. O evento foi conduzido pelo juiz eleitoral de Iguatemi, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan e contou também com a participação do promotor eleitoral, Dr. Fabrício Secafen Mingati, da defensora pública, Dra. Denise Banci dos Santos, do presidente da Subseção da OAB de Iguatemi, Dr. Atinoel Luís Cardoso, além dos servidores do Cartório Eleitoral. Prestigiaram ainda a audiência a diretora da escola 8 de Maio, Maria Inês Guilherme da Silva, diretora da escola Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma e diretora adjunta da escola MAP, Cleunice Ananias Veloso. Durante o evento, os participantes foram conscientizados sobre o processo eleitoral e, sobretudo, sobre a campanha da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) Eleições Limpas: Não Vendo meu Voto. O objetivo desta campanha, segundo a AMB, é “conscientizar os eleitores da importância do voto e do papel que cada um tem a cumprir na fiscalização do pleito”. Após os pronunciamentos das autoridades da Justiça Eleitoral, a audiência foi aberta a perguntas. Este foi um dos momentos mais importantes, pois esclareceu as dúvidas de muitos eleitores, especialmente jovens que votarão pela primeira vez. Juntamente com a escola 8 de Maio, participaram também estudantes e professores das escolas Paulo Freire e Marcílio Augusto Pinto. O evento contou com cerca de trezentos participantes. Para mais informações sobre a campanha da AMB, acesse o site:



EE 8 de Maio concorre ao 6º Prêmio de Redação: Construindo a Igualdade de Gênero


O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso de redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos - é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Assim, a EE8 de Maio, divulgou entre seus alunos e professores, o concurso onde algumas turmas se sentiram incentivadas em participar. Após a seleção de um a delas, a Sala de Tecnologias encaminhou eletronicamente o texto para Brasília, com o objetivo de participar e atingir a faixa de premiação de que dispõe o regulamento do concurso. O texto que representa nossa escola neste concurso, foi redigido no gênero Artigo de Opinião, pelo aluno Delfino G M Peixoto.
Leia na íntegra o texto.
http://thunderms1.blogspot.com/

EE 8 de Maio envia Textos para o Concurso Nacional de Redações da CGU

O 4º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU – é aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de todo o país, visando despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas no ambiente escolar, através de produção de textos nos mais diversos gêneros e modalidades textuais. Este ano, sobre o tema “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?”, a Escola 8 de Maio participou efetivamente com aproximadamente 250 alunos da EJA, Ensinos Médio e Fundamental. Assim foi encaminhado 4 textos selecionados, com reais condições de atingir a faixa de premiação do qual dispõe o regulamento do concurso.

Leia na íntegra, alguns desses textos, clicando no título desta matéria.http://thunderms1.blogspot.com/2010/09/redacoes-da-cgu-20010-das-escolas-8-de.html

Vídeo sobre a campanha Eleições Limpas, com Dira Paes

video

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Para ensinar a importância do voto, a EE 8 de Maio simula eleições com urnas sob orientação do T R E

As eleições mudaram a rotina dos alunos do EE 8 de Maio nesta quarta-feira dia 15. Para ensinar a importância do voto, a escola juntamente com o TRE, promoveu a simulação de um pleito.
O alvo da atividade foi os alunos do ensino médio - muitos deles eleitores, de fato.
Além das explicações sobre sistemas democráticos, os estudantes receberam orientação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre as funções de cada cargo eletivo. "Às vezes, um vereador promete asfaltar uma rodovia quando isso pode ser uma tarefa estadual ou federal [das quais o vereador não faz parte]", exemplo de promessas que não se pode cumprir, afirma o funcionário do TRE.
Como os "candidatos" para uma simulação de eleição eram muito infantis, eles deixaram os alunos menores, de 1º ao 9º ano como eleitores. Aos alunos do ensino médio coube passar nas salas, colar cartazes em murais como parte do Projeto Construindo Valores na Escola e na Sociedade, para explicar o que seriam as eleições. Nesta quarta, os alunos mais velhos também organizaram as filas, fizeram o papel de mesários e orientaram sobre o uso das urnas.