segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mostra Cultural terminou com apresentações de danças

A 3ª Mostra Cultural da Escola 8 de Maio encerrou-se há pouco, na quadra poliesportiva, com diversas apresentações de danças
Um bom público, composto por estudantes, pais e professores, prestigiou os trabalhos que foram apresentados durante o evento.
Este ano as apresentações foram abrilhantadas pela presença da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto, que apresentou a coreografia levada a Campo Grande durante a 5ª Mostra Cultural Estadual, além das escolas municipais Salvador Nogueira e Tancredo Neves e o Grupo Ritmus.
A Escola 8 de Maio participou com as seguintes apresentações: Grupo de Dança Afro, Samba de Gafieira, Grupo Evolução e os alunos do 1º ao 5º ano, que fizeram uma apresentação especial de Natal.
A diretora Maria Inês Guilherme da Silva agradeceu a presença de todos e aproveitou o momento para despedir-se, uma vez que deixa a direção no próximo dia 30, e apresentar a nova direção: Marilsa Martins Brasil e Carmem Piroli Luiz. (Texto: STE 8 de Maio)
Veja as fotos clicando AQUI.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

APM da Escola 8 de Maio será renovada para o próximo triênio

Com o vencimento do mandato da atual direção da APM (Associação de Pais e Mestres) da Escola 8 de Maio, a direção da escola convocou uma reunião para discutir o assunto e definir os rumos da entidade para o triênio 2012/2014. A nova diretoria, que contará com a participação de vários membros atuais, deverá ser apresentada em breve para aprovação da comunidade escolar.
Na ocasião, a diretora Maria Inês Guilherme da Silva fez um balanço da situação atual da APM, das ações realizadas, bem como expôs a situação financeira e o balanço dos repasses do PDDE, PDE e Alimentação Escolar. Ela, que deixa o cargo no final do mês, agradeceu o trabalho e dedicação de todos os membros e se pôs à disposição para colaborar no próximo mandato.
O atual presidente, João Batista Faria, também agradeceu a todos e recebeu um agradecimento especial pelo empenho nas diversas ações realizadas pela Associação durante seu mandato.
Participaram ainda da reunião as futuras diretora e diretora-adjunta, Marilsa Martins Brasil e Carmem Piroli Luiz, que também agradeceram aos membros que estão deixando seus cargos e aos que continuarão exercendo a função. (Texto e foto: STE 8 de Maio)

Diretores da Rede Estadual serão empossados no próximo dia 28

A Secretaria de Estado de Educação realizará na próxima segunda-feira, 28/11, a sessão solene de posse dos eleitos para a diretoria das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino triênio 2012/2014. O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, às 18 horas.
Cada uma das 362 unidades escolares da Rede Estadual possui um diretor. Nas escolas que funcionam nos três períodos e possuem mais de 900 estudantes matriculados e frequentes há também um adjunto. Estes dois profissionais são responsáveis pela articulação do processo educacional, pelo gerenciamento da rotina de procedimentos e instrumentos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.
Na Escola 8 de Maio tomará posse como diretora a professora Marilsa Martins Brasil, juntamente com a diretora-adjunta, Carmem Piroli Luiz. Elas foram eleitas na votação realizada no dia 6 de outubro e obtiveram 91,33% do universo dos volts válidos, sendo uma das maiores votações entre as 362 unidades de ensino de Mato Grosso do Sul. (Foto e texto: STE e SED)

8 de Maio participa da 5ª Mostra Cultural das escola estaduais

A Escola 8 de Maio participou, pelo terceiro ano consecutivo, da Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, sendo esta a 5ª edição. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, em Campo Grande, e reuniu trabalhos de instalações, exposição de fotos e quadros, além da dança.
Além da exposição de um quadro dos alunos Dieniton e Débora, a escola levou à Mostra Cultural o grupo de dança Evolução, que apresentou a coreografia da música The time of my life.
Tanto o quadro quanto a dança estavam relacionados ao tema deste ano: “Lá vem o Brasil descendo a ladeira dos anos 60 aos anos 90”. Segundo informações da SED (Secretaria de Estado de Educação), este ano a Mostra Cultural reuniu 86 pinturas em tela, 49 fotografias e 88 coreografias de estudantes de 143 escolas estaduais de 45 municípios. Ainda segundo a Secretaria, “O objetivo da Mostra Cultural é instigar nos estudantes a autoconfiança na relação existente entre a produção artística pessoal e os conhecimentos teórico-estéticos dos processos de criação”. (Texto e fotos: STE 8 de Maio)

Clique AQUI para ver as fotos do evento.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sucesso na realização do II Projeto Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Neste sábado (19/11), a Escola 8 de Maio realizou em suas dependências, o II Projeto Cultura Afro-Brasileira e Indígena, coordenado mais uma vez pelo professor Marcelo Antônio Moreira, com o objetivo de valorizar as culturas afro-brasileira e indígena na construção histórica deste país e identificar as contribuições do negro e do índio nas diferentes áreas do conhecimento ao longo dos tempos, além de promover a mudança de posturas ideológicas e conceituais na comunidade escolar, favorecendo assim o desenvolvimento da cidadania.
O encerramento aconteceu com um jantar típico das duas culturas acompanhado por uma deliciosa sobremesa, além de apresentações artísticas pertinentes ao evento, uma vez que essas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade, nos aspectos físicos e no vocabulário.
A EE 8 de Maio vem assumindo ultimamente através da direção, coordenação e professores, o compromisso de desenvolver projetos que estimulam a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos e que respeitam as diferenças e as características próprias de grupos e minorias.
Clique aqui para ver mais fotos

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Escola 8 de Maio participa do Circuito Dança no Mato

A Escola 8 de Maio, com o Grupo Evolução, apresentou-se nesta sexta-feira, 04/11, na etapa do Circuito Dança no Mato. O evento é realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
“A proposta do Circuito Dança no Mato é promover a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais e apresentar à população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação, troca e informação.”

O Grupo Evolução apresentou a coreografia da dança The time of my life, que será apresentada na 5ª Mostra Cultural de Mato Grosso do Sul, arrancando muitos aplausos do público presente no ginásio de esportes de Iguatemi, local do evento.

Clique AQUI para ver as fotos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Banda Conexa visita Escola 8 de Maio

Integrantes da Banda Conexa, da Comunidade Canção Nova, visitaram no último dia 01/11 os alunos da Escola 8 de Maio. Eles estavam em Iguatemi para participar do Estou de Volta do Acampamento FAC e da 2ª Noite do Holywins. Aproveitando folga na agenda, eles atenderam ao convite da escola para levar uma mensagem aos alunos.
A visita aconteceu no período matutino. Pitter e Dú, integrantes da banda, apresentaram várias músicas e falaram com os jovens sobre a importância de valorizar os estudos, Deus e a família. Os alunos participaram ativamente do momento, cantando e refletindo sobre a mensagem deixada para eles.
Os alunos Mateus e Thays, do 2º B e Richard, do 1º B, participaram da apresentação completando a banda. (Texto e fotos: STE 8 de Maio)

Clique AQUI para ver as fotos.