segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto Parodiando na escola representará NTE em Campo Grande


Apresentação do projeto em Navirai
O projeto Parodiando na Escola, desenvolvido na Escola 8 de Maio, foi um dos escolhidos para representar a jurisdição do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Naviraí no encontro estadual, em Campo Grande.
O projeto foi apresentado pelos professores da sala de tecnologia da escola durante o 3º Encontro de Professores das STE’s em Naviraí. O outro projeto escolhido foi Coleta de Papel: Mudança de Atitude, da Escola Municipal José Martins Flores, de Naviraí.
O projeto Parodiando na Escola foi desenvolvido com o 2º A matutino, e tem como objetivo fazer com que o aluno entenda que, para produzir um texto, pode-se usar outro já existente como referência. Além de despertar o lado criativo, o projeto também despertou o lado crítico e reflexivo dos alunos, que produziram textos sobre quatro temas: Educação, Iguatemi, Drogas e Bullying.
A apresentação do projeto no encontro estadual está prevista para novembro, com data ainda não definida.

Refeitório coberto já é usado pelos estudantes

Os estudantes da Escola 8 de Maio já se utilizam da área coberta, recém concluída, para fazerem o lanche. A obra, que não estava no projeto inicial da reforma da escola, foi realizada graças ao empenho e insistência da direção junto à unidade responsável pela execução da reforma.
Além de servir como refeitório, o espaço também é bastante utilizado em atividades culturais e recreativas, uma vez que já possuía um palco, que foi devidamente coberto, transformando-se em uma das áreas mais aproveitadas pela comunidade escolar.
Com a chegada de novas carteiras e cadeiras para as salas de aulas, as excedentes estão sendo utilizadas, de forma improvisada, como apoio na hora das refeições. Na interpretação da direção da escola a situação “não é a ideal, mas já melhorou bastante, pois os alunos sequer tinham onde apoiar os pratos.”
A reforma da escola, que gerou alguns transtornos devido à morosidade, ainda não foi completamente concluída, mas falta pouca coisa. Atualmente, as obras estão paradas novamente.
Em uma enquete realizada no blog da escola, 57% dos votantes opinaram que “a reforma melhorou a infra-estrutura”, mas que podia ser melhor. Uma nova enquete foi lançada hoje e que saber qual setor ficou melhor após a reforma. Dê também a sua opinião, votando na enquete.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

8 de Maio está pronta para receber Jogos Escolares

A Escola 8 de Maio está pronta para receber os estudantes da região Sul do Estado que estarão disputando, de 25 a 27 de agosto, os jogos escolares. A competição é formada pelo JOERE (Jogos da Rede Estadual de Ensino – nascidos entre 1994 e 1997) e JOMIRE (Jogos Mirins da Rede Estadual de Ensino – nascidos entre 1998 e 2000), sendo esta a 5ª edição do evento. A escola sediará partidas de vôlei, futsal e também os jogos individuais: damas, tênis de mesa e xadrez.
A quadra poliesportiva recebeu, esta semana, a pintura no piso, incluindo as faixas delimitadoras de cada modalidade esportiva, sendo que a competição irá inaugurar o novo espaço.
A abertura do V JOERE será nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no ginásio de esportes. Na sequência haverá duas partidas de futsal: Paulo Freire x MAP e 8 de Maio x MAP.
Na sexta-feira, 26, terão início as competições de vôlei, a partir das 7h30, na quadra da escola. À tarde haverá os jogos individuais.

Clique AQUI e veja mais fotos da reforma da quadra.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

8 de Maio já tem representante para o Soletrando 2012

Cristofher, vencedor da etapa escolar do Soletrando 2012
Cristofher Henrique Gonçalves da Silva, de 13 anos, aluno do 8º C vespertino, será o representante da Escola 8 de Maio na seletiva estadual para o quadro Soletrando 2012, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.
A definição do estudante se deu através de um projeto realizado pela Sala de Tecnologia Educacional da escola, juntamente com as professoras de Língua Portuguesa do 6º ao 8º ano.
O projeto se iniciou com a exibição do filme Prova de Fogo, que narra a história de Akeelah, “uma menina de 11 anos que tem sua vida mudada quando um professor começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração. Com sua ajuda Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão à sua volta com sua coragem e determinação”.
Após o filme, os alunos participaram, em suas respectivas turmas, de seletivas que definiram 5 representantes de cada uma. Na última etapa, eles participaram da seletiva final, organizada pelos professores da STE.
Palavra que deu o título ao campeão
A definição do representante aconteceu após 10 rodadas de palavras. Cristofher, aluno da professora Rosângela Teixeira, soletrou corretamente a palavra hipnotismo e foi o vencedor, uma vez que o 2º colocado, Ramão Orriz Matos Peixoto Junior, também do 8º C, havia soletrado incorretamente, na mesma rodada, o vocábulo extasiado.
A seletiva que definirá o representante estadual na edição 2012 do Soletrando será realizada em Campo Grande, com data ainda não divulgada pela produção do programa Caldeirão do Huck.

Clique AQUI para ver mais fotos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

8 de Maio ganha concurso de melhor blog estudantil

A Escola 8 de Maio foi a grande vencedora do I Concurso de Blog Estudantil – EDUCABLOG, realizado pelo NTE de Navirai. Vinte e cinco escolas da jurisdição participaram do concurso. A Escola 8 de Maio levou o prêmio de 1º lugar nas duas categorias: melhor blog e enquete mais votada. O prêmio, em cada categoria, foi um notebook. A segunda colocada foi a EE Manoel Guilherme do Santos, de Itaquiraí, que recebeu um netbook. Em 3º lugar ficou a EE Antônio Fernandes, de Naviraí, que ganhou uma filmadora.
O resultado do concurso e a cerimônia de premiação aconteceram durante o 3º Encontro de Professores das Salas de Tecnologia Educacional das Escolas Estaduais e Municipais de Naviraí e dos Municípios jurisdicionados ao NTE, realizado na Câmara de Vereadores de Naviraí, na última quarta-feira, 17.
A diretora da Escola 8 de Maio, Maria Inês Guilherme da Silva e a diretora adjunta, Marilza Martins Brasil, parabenizaram os professores da STE, Cesar Rozão, Claudinei de Oliveira e Raimundo Machado pelo trabalho realizado no blog, vencedor da categoria, bem como os alunos e comunidade escolar em geral, pela maciça votação na enquete, que somou 13850 votos, garantindo o 1º lugar nessa categoria também. Os dois notebooks já estão à disposição da escola, na Sala de tecnologia Educacional.
Agradecemos ainda ao professor Mauricio Cândido, diretor do NTE e ao professor Márcio Albino, multiplicador do NTE responsável pela STE da Escola 8 de Maio.

1º lugar - melhor blog

1º lugar - enquete mais votada

Apresentação do projeto "Parodiando na Escola"

Com o multiplicador Marcio e o técnico Rodrigo

Resultado geral da enquete - 13850 votos

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Estudantes participam de gincana na EE 8 de Maio

Para marcar as comemorações pelo Dia do Estudante, a Escola 8 de Maio organizou um dia especial para que os alunos pudessem celebrar, juntamente com os professores, a data de uma forma diferenciada.
Em todos os períodos, diversas atividades foram realizadas com os alunos. Uma gincana contendo diversas provas foi a sensação entre a garotada. Dentre as provas realizadas, destaque para o vôlei com toalha e o karaokê, que fez os estudantes soltarem a voz.
A direção da escola também caprichou no lanche sevido aos alunos, regado a cachorro-quente, suco natural de laranja e sorvete.
No perído matutino a vencedora da gincana foi a turma do 3º B.
Parabéns a todos os estudantes pelo seu dia.
Confira as fotos clicando nos links abaixo.

Karaokê - matutino

sábado, 13 de agosto de 2011

Homenagem aos pais da Escola 8 de Maio

Assista ao vídeo realizado em homenagem aos pais dos alunos da Escola Estadual 8 de Maio. As comemorações foram realizadas na última quarta-feira, 10, no período noturno. Além das homenagens prestadas pelos alunos da educação infantil, os pais foram contemplados com sorteio de diversos brindes, além de um delicioso jantar.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

V Festival de Dança Estudantil foi adiado

Reunião com representantes das escolas do município
A direção da Escola 8 de Maio, juntamente com as professoras de Artes, organizadoras do Fest Dance, resolveu adiar a data de realização da quinta edição do evento. Inicialmente, o já tradicional festival de dança estudantil seria realizado no dia 13 agosto. Devido à proximidade com a volta às aulas, no entanto, além da preparação e dos ensaios do grupo de dança que vai representar a escola na V Mostra Cultural de Mato Grosso do Sul, em outubro, ficou inviável a realização do evento em agosto. A nova data foi definida para o dia 5 de novembro.
O Fest Dance é um dos eventos mais aguardados pelos alunos e pela comunidade em geral, sendo um dos destaques da escola. Duas novidades marcarão a 5ª edição: a primeira é que estarão concorrendo apenas alunos do 1º ao 5º ano. Essa mudança favorece, sobretudo, as escolas que têm apenas o ensino fundamental, como as escolas da Rede Municipal de Ensino. A outra mudança é por conta da premiação, que neste ano terá um valor maior: 3º lugar: R$ 200,00; 2º lugar: 300,00; e 1º lugar: R$ 400,00.

Texto e fotos: STE 8 de Maio