segunda-feira, 30 de maio de 2011

II Projeto Científico-Cultural será realizado na quinta

Na próxima quinta-feira, 02/06, a Escola 8 de Maio realizará a segunda edição do Projeto Científico-Cultural, antigamente conhecido como Feira de Ciências. Os trabalhos serão apresentados por alunos de todos os períodos, tanto do ensino fundamental como do ensino médio.
Para a segunda edição, treze trabalhos foram selecionados pelos organizadores: 01- Vida Saudável (7º B e 8º B); 02 - A Ciência e Seus Mistérios (2º C); 03 - Destilação e Reaproveitamento (3º A); 04 - Matemática na Prática (3º B); 05 - Biodiesel Através do Óleo de Cozinha (3º D); 06 - De Frente com a Realidade (1º C); 07 - Radioatividade e Energia Nuclear: Um Bem Que faz Mal (2º A); 08 - Tecnologias e Frequências (9º A); 09 - 2050: A Vida Pede Socorro (2º B); 10 - Ciclo do Leite (7º A); 11- Viagem da Terra ao Sistema Solar (1º B); 12 - Água: Um Bem Não-Renovável (8º D e 9º D); 13 - Obesidade Infantil (9º B).
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, que atribuirá notas de um a dez para os seguintes quesitos: organização da turma, exposição e explicação, capricho, seriedade e silêncio.
A cerimônia de abertura do evento será às 8 horas. Logo após, os trabalhos serão abertos para visitação pública, que poderá acontecer até às 21 horas. No período noturno, além da divulgação dos resultados, haverá algumas atrações culturais. (Texto: STE 8 de Maio)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje foi dia de “parodiar na escola”

O período matutino da Escola 8 de Maio viveu, hoje pela manhã (27/05), um dia especial: o dia de “parodiar na escola”. Estudantes do ensino fundamental e ensino médio assistiram às gravações das paródias produzidas pelos alunos do 2º A. Em seguida, através do blog, votaram nas suas favoritas. Entre risos e aplausos, muitos comentaram o teor das composições, até com críticas construtivas, o que é muito importante no processo ensino-aprendizagem.
Quatro paródias foram apresentadas, cada uma com tema e estilo diferentes. A primeira exibida foi a paródia da música Amar não é pecado (Luan Santana), e tratou de um assunto sério: as drogas.
Na sequência, os estudantes assistiram ao vídeo da paródia Moro em IGT, que parodiou Ser o parecer (RBD), falando sobre Iguatemi. A música funcionou como um tom de crítica a alguns aspectos da cidade, mas, com muito bom humor, mostrou também o lado legal de se viver numa cidade “pacata”.
A terceira apresentação também abordou um tema sério: o Bullying. Isso foi feito através da paródia da música Nova Iorque (Victor e Leo) e mostrou a preocupação com esse assunto, que tem dominado a mídia recentemente.
A última apresentação falou sobre Educação. A paródia da música Tô passando mal (Fernando e Sorocaba) abordou o ensino na escola 8 de Maio, também com muito bom humor. Até o kit escolar do governo esteve presente na composição da paródia.
A enquete, que foi disponibilizada no blog apenas durante as apresentações, recebeu 257 votos, com o seguinte resultado: O Bullying: 12,45% (32 votos); Moro em IGT: 20,23% (52 votos); Droga é pecado: 31,91% (82 votos); e a favorita foi Quem falou que a Educação vai mal?: 35,41% (91 votos).
O projeto Parodiando na Escola foi desenvolvido pelo professor Claudinei de Oliveira, que contou com a colaboração do professor da STE matutino, Cesar Rozão, além da colaboração da Direção, Coordenação Pedagógica e dos demais professores, que acompanharam os alunos durante as apresentações e votação. Essa etapa funcionou como um “projeto-piloto” para a realização de um concurso estudantil de paródias, a ser realizado no segundo semestre, como atividade pedagógica da Sala de Tecnologia Educacional. (Texto: STE 8 de Maio)

Assista aos vídeos das paródias clicando AQUI.

Expectativas para o II Projeto científico–cultural da EE 8 de Maio


Ampliar conhecimentos, divulgar o novo, valorizar a criatividade de nossos educandos são destaques para o II Projeto científico-cultural da EE 8 de Maio.

Serão apresentados projetos das três áreas do conhecimento: Linguagens e seus Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tanto a Mostra Cultural quanto a Feira de Ciências são recursos didáticos de grande expressão que possibilitam ao educando vivenciar várias dimensões do processo de formação, desde habilitar-se para a vida organizada, grupada, cooperativada, negociada, articulada, até o desenvolvimento da capacidade de observar, pesquisar, experimentar e demonstrar. Essa perspectiva confere ao educando a possibilidade de enriquecer a compreensão e, com isso, ampliar a leitura de mundo, através de atividades pedagógicas destinadas à exposição de trabalhos artísticos e científicos desenvolvidos pelos alunos de todos os níveis educacionais da escola.

Data do evento: 02/06/2011
Aberto para visitação: A partir das 8h
Local: dependências da escola
 (Texto e logotipo, STE 8 de Maio)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estudantes estão “parodiando na escola" 8 de Maio


Nesta sexta-feira (27/05), estudantes da Escola 8 de Maio, do período matutino, participarão de mais uma etapa do projeto “Parodiando na Escola”, desenvolvido com alunos do 2º A. Após assistirem às paródias produzidas, os estudantes poderão votar na sua preferida, através de uma enquete no blog da escola. Em outra data, os alunos dos períodos vespertino e noturno também terão oportunidade de participar do projeto.
Essa é a etapa de um projeto maior, que será apresentado no segundo semestre como projeto da sala de Tecnologia Educacional do período noturno. A meta é a realização de um concurso estudantil de paródias cuja votação para escolha das vencedoras vai ser realizada unicamente pela Internet, através do blog da escola. (Texto: STE 8 de Maio)

Assista aos vídeos das paródias e deixe seu comentário.
Clique AQUI.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eleição definiu representantes no curso de Gestão Escolar

Uma seleção interna realizada nesta sexta-feira (20/05) definiu os dois representantes da Escola 8 de Maio que participarão do Curso de Capacitação em Gestão Escolar da Rede Estadual de Ensino. Inscreveram-se para o curso os professores Ana Maria Boldrin Cardoso, Marcelo Antonio Moreira e Wumberto Lück Rubele. De acordo com a Instrução Normativa 001/2011, a escola tinha direito a duas vagas para o curso. Como houve três inscritos, foi necessária a seleção interna.
A votação, realizada nos três turnos, contou com a participação de setenta e sete servidores e foi organizada pela Comissão Escolar, formada pelos seguintes membros: professora Suzana Cristina Souza Silva, presidente do Colegiado Escolar, Raquel Medina Yano, Coordenadora Pedagógica, professora Gescleia da Luz Bueno, Loanda Naiara Dias, representante dos alunos, Maria Edilene Xavier, representante dos pais e Roseli Marques Carvalho, representante dos servidores administrativos.
Os indicados pela votação para o curso foram: Ana Maria Boldrin Cardoso, com 66 votos, e Wumberto Lück Rubele, com 53 votos. O professor Marcelo Antonio Moreira obteve 27 votos. (Fotos: Prof. Antenor - Texto: STE 8 de Maio)

Veja mais fotos. Clique AQUI.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escola 8 de Maio terá área coberta para refeitório

Uma das maiores aspirações da comunidade escolar da Escola 8 de Maio está prestes a se tornar realidade: a construção de um espaço com cobertura para refeitório. A obra, incluída na última etapa da reforma física do prédio, já está em andamento e, em breve, poderá ser utilizada pelos alunos.
Além do espaço apropriado para o lanche dos estudantes, a área coberta também poderá ser utilizada para eventos culturais e artísticos, uma vez que está sendo anexada ao palco já existente no local, que também está sendo revitalizado e readequado, recebendo cobertura.
A REFORMA
A reforma da escola 8 de Maio era uma das mais antigas aspirações da comunidade, que aguardou cerca de 20 anos para sua concretização. Realizada com recursos do Governo do Estado e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a obra foi iniciada há dois anos. Após diversos problemas, vários defeitos estão sendo corrigidos e, ao que parece, a reforma caminha para sua conclusão. Postes de iluminação foram instalados, resolvendo também o problema da escuridão no pátio da escola.
Além da área coberta e readequação de alguns ambientes, a escola teve melhorias em vários setores, tanto na parte física quanto elétrica e hidráulica, recebendo também reparos na cobertura, com substituição de telhas quebradas.
A quadra esportiva também teve seu piso recuperado e passa por processo de pintura. A obra prevê ainda mudanças na fachada, com colocação de grades na entrada principal, ao invés do muro, e paisagismo. A previsão de conclusão da reforma é para o mês de outubro. (Texto e fotos: STE 8 de Maio)

Veja mais fotos clicando AQUI.

Projeto resgata brincadeiras do passado

Muitos de nós já nos esquecemos da época em que, quando criança, brincávamos horas e horas com nossos pais, avós e amigos. Brincar de correr na chuva, pular naquela lama maravilhosa nos dias de verão, de cantar, de roda, de cabra-cega, de pular corda, de jogar pião ou mesmo de descer ladeiras em um carrinho de rolimãs. Atualmente as tansformações da sociedade, principalmente nas grandes cidades, estão diminuindo a oportunidade que as crianças têm de brincar: a televisão e o computador ocupam um tempo cada vez maior em suas atividades; a necessidade de mães e pais se ausentarem para o trabalho os impossibilitam de passarem um tempo maior com seus filhos e a insegurança os impedem de brincar nas ruas, calçadas, praças e parques.
 Com isso a professora Darsiza Rabello, sentiu a necessidade de coordenar um projeto elaborado em conjunto com as professoras das demais séries iniciais, denominado Brinquedos e Brincadeiras de Ontem e de Hoje, com objetivo de resgatar o lúdico do passado, favorecendo o interesse pelas atividades de lazer, além de apoiar as famílias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças, tendo em vista o brincar como uma necessidade para o desenvolvimento infantil.
Dessa forma, as professoras prepararam, com muito carinho, uma tarde de lazer e descontração para o encerramento do projeto com a presença de todas as mães, tias e avós, desejando a todas um feliz dias das mães. ( Texto STE 8 de Maio )

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escola 8 de Maio realizará o V Fest Dance

A Escola 8 de Maio realizará, no segundo semestre, a quinta edição do Fest Dance. O tradicional festival de dança estudantil é um dos projetos mais aguardados pelos alunos e pela comunidade em geral, sendo um dos destaques da escola, inclusive em nível estadual. No ano de 2010, alunos que se apresentaram no Fest Dance foram a sensação da IV Mostra Cultural de Mato Grosso do Sul, realizada em Campo Grande.
Para a realização do V Fest Dance, a direção e professores de Artes da escola, responsáveis diretos pela realização do evento, reuniram-se nesta quarta-feira (18/05), com representantes das demais escolas do município para discutir o regulamento do festival.
Duas novidades marcarão a 5ª edição: a primeira é que estarão concorrendo apenas alunos do 1º ao 5º ano. Essa mudança favorece, sobretudo, as escolas que têm apenas o ensino fundamental. A outra mudança é por conta da premiação, que neste ano terá um valor maior: 3º lugar: R$ 200,00; 2º lugar: 300,00; e 1º lugar: R$ 400,00.
O V Fest Dance será realizado no dia 13 de agosto, na quadra poliesportiva da Escola 8 de Maio. (Texto e foto: STE 8 de Maio).
Gostou desta matéria? Deixe o seu comentário.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vídeo em homenagem as mães

Assista ao vídeo apresentado na homenagem às mães, realizada pela Escola 8 de Maio no dia04/05/11. Cerca de quatrocentas pessoas participaram do evento, que contou com homenagens, sorteio de diversos brindes e um delicioso jantar. 
"Mãe, o mundo é melhor porque você existe. Parabéns pelo seu dia.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mães são homenageadas na Escola 8 de Maio

Cerca de 400 pessoas, entre mães, pais e alunos, participaram na noite de quarta-feira (04/05), de uma homenagem ao Dia das Mães, organizada pela Escola 8 de Maio. A abertura do evento, que foi realizado na quadra da escola, foi feita pela diretora da instituição, professora Maria Inês Guilherme da Silva. Logo após, diversas apresentações culturais, todos homenageando as mães, foram apresentadas. As apresentações ficaram por conta dos alunos do 1º ao 5º ano, dos períodos matutino e vespertino, além de uma homenagem prestada pelos alunos do 1º Ano B do ensino médio, que cantou a música Quero retribuir.
Nos intervalos das apresentações, vários presentes, oferecidos pelo comércio local e também pela APM da escola, foram sorteados às mães. A cerimônia de homenagens se encerrou com um vídeo dedicado às mães e um delicioso jantar, oferecido pela escola. (Fotos: Prof. Rose - Texto: STE 8 de Maio)

Veja mais fotos do evento clicando AQUI.
Gostou dessa matéria? Deixe o seu comentário.